A freguesia de Gémeos tem uma população de 626 habitantes e 281 edifícios (Censos de 2001) e fica a cerca de 2,5 km da sede do concelho.
Orago:S. Miguel
Pároco:
Padre José Carlos Macedo
Festas e romarias: S. Miguel (29 de Setembro).
Património cultural e edificado: Igreja paroquial, Capela de Nª S.ª da Livração no Lugar de Refontoura, Capela de Nª S.ª do Alívio no Lugar de Vilar, Cruzeiro da Igreja e da Refontoura.
Casas brasonadas: Casa da Lage.
Casas solarengas: Casa do Outeiro, Casa de Vilar, Casa da Lama, Casa da Refontoura, Casa de Loureiro e Casas Novas.
Outros edifícios: Biblioteca Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Escola EB 2,3/S, Piscina Municipal, Centro Comunitário, Escola Primária e Moinhos de S. Silvestre.
Alminhas: Lugar das Alminhas, Bouça e Lama.
Colectividades: Grupo Coral.
Presidente da Junta:António Casimiro Teixeira, natural da freguesia de Gémeos e residente no lugar de Adoufe. Nasceu em 20 de Maio de 1961, filho de Maria das Dores Teixeira, eleito em Dezembro de 1989 na qualidade de Presidente da Assembleia de Freguesia e desde Dezembro de 1993 cumpre o quarto mandato como Presidente da Junta de Freguesia.
Secretário da Junta:António Augusto Brites de Moura, natural da freguesia de Gémeos e residente no lugar da Bouça. Nasceu em 17 de Setembro de 1938, filho de Albano de Moura e Augusta Brites, é autarca desta freguesia desde Abril de 1978.
Tesoureiro da Junta:
Luísa Marinho Mendes, natural de França e residente no lugar da Igreja, freguesia de Gémeos. Nasceu em 5 de Abril de 1972 filha de Agostinho Gonçalves Mendes e Maria Isabel Marinho da Cunha, exerce o primeiro mandato no executivo da Junta.
Curiosidades:- Segundo reza a história a denominação actual da freguesia, deve-se ao nascimento de uns gémeos a um casal de lavradores abastados, por volta do ano mil. Apesar desta condição, viveram até aos trinta anos de idade, no uso pleno da razão e como católicos legaram todos os seus bens à construção de um novo templo onde já existia uma capela em honra do arcanjo S. Miguel, onde acabaram por ser sepultados.
- Na Quinta da Lage, ainda hoje se conta que nesta casa terá passado os últimos dias de vida Álvaro Gonçalves Coutinho, mais conhecido por “O Magriço”, que foi um valente guerreiro português e um dos “Doze de Inglaterra”. Luís de Camões é o grande responsável pela divulgação do nome e das suas façanhas, pois inclui n’Os Lusíadas o episódio dos “Doze de Inglaterra”. O tema do Magriço será tratado com mais detalhe numa publicação posterior.