segunda-feira, agosto 11, 2008

Vale de Bouro



A freguesia de Vale de Bouro tem uma população de 812 habitantes e 416 edifícios (Censos de 2001) e fica a cerca de 9 km da sede do concelho.









Orago:
S. Martinho






Pároco:
Padre António Gonçalves





Festas e romarias:
Santa Maria Madalena – Clamor da Roda (3º Domingo de Julho) e Nossa Senhora do Amparo (15 de Agosto).
Património cultural e edificado: Igreja matriz, Pelourinho, Capela da Nossa Senhora do Amparo e Capelas das Casas de Melhorado, do Outeiro e da Ribeira.
Casas brasonadas: Casa de Melhorado, Casa da Ribeira e Casa de Surribas.
Casas solarengas: Casa do Reguengo e Casa da Igreja.
Alminhas: No lugar da Raposeira.
Colectividades: ASCUVA – Associação Cultural e Recreativa de Vale de Bouro, Grupo de Cavaquinhos de S. Martinho de Vale de Bouro e Grupo Desportivo de Vale de Bouro.






Presidente da Junta:

Albino Teixeira da Costa, natural da freguesia de S. Clemente e residente no lugar da Raposeira. Nasceu em 13 de Novembro de 1941, filho de António da Costa e de Maria Teixeira, exerce o cargo de Presidente da Junta desde 1994.









Secretário da Junta:

António Augusto Gonçalves de Freitas, natural da freguesia de Vale de Bouro e residente no lugar de Nespereira. Nasceu em 2 de Fevereiro de 1964, filho de Manuel de Freitas e de Rosa Gonçalves, eleito desde 1994 Secretário da Junta.







Tesoureiro da Junta:

Avelino Mesquita Marinho, natural da freguesia de Vale de Bouro e residente no lugar do Requeixo, Nasceu em 21 de Março de 1950, filho de Laureano Marinho e de Laura de Mesquita, exerce as funções de Tesoureiro desde 1998.







Curiosidades:
  • A freguesia de Vale de Bouro já era mencionada nas Inquirições de 1258 (D. Afonso III) e escrevia-se: Valle de Buyro. Foi vigararia do Mosteiro de Pombeiro.
  • O Clamor da Roda realiza-se desde tempos muito remotos, em honra de Santa Maria Madalena, a quem se pede durante o cortejo, à “roda” de diversos lugares, protecção contra as doenças e graças a favor dos produtos da terra e dos animais.