Joaquim de Magalhães Leite nasceu a 18 de Março de 1945 na freguesia de Basto São Clemente, concelho de Celorico de Basto. Como ciclista profissional, representou as equipas do Coimbrões, Aldoar, Estarreja, Académico do Porto, FC Porto e Benfica, tendo terminado a carreira na época de 1976.
Joaquim Leite participou em 8 Voltas a Portugal, tendo ganho uma etapa em 1974, em representação do Benfica, ano em que andou com a camisola amarela em duas etapas e em que foi vencedor do Prémio da Montanha. Foi ainda portador da camisola amarela em duas etapas na Volta de 1972. Além dos excelentes registos que obteve na Volta, também foi 3 vezes campeão nacional por equipas, em pista e estrada, 2 vezes campeão nacional de velocidade e 1 vez campeão nacional de rampa.
A nível internacional, participou duas vezes na Volta a Espanha, uma vez na Volta à Suíça, duas vezes no Campeonato do Mundo e uma vez na clássica Paris-Roubaix, além de outras provas em Espanha. Foi precisamente nas provas internacionais que Joaquim Leite confirmou as suas aptidões para as etapas de montanha, tendo sido 3º classificado no Prémio da Montanha da Volta à Espanha, e da Volta à Suíça, e 1º no Prémio da Montanha da Volta a Tarragona (Espanha).
Depois de abandonar a carreira, Joaquim Leite continuou ligado à modalidade, quando em 1988 adquiriu a Bicimotor, empresa ligada à importação e distribuição de produtos de moto e bicicleta.