A praia fluvial do Vau, no rio Tâmega, recebeu uma vez mais um grupo de celoricenses, que durante um fim-de-semana acamparam nas suas margens.
Para além do convívio esta iniciativa visou também a limpeza das zonas circundantes, sensibilizando todos os habituais frequentadores, banhistas e pescadores, para a necessidade de manter sempre limpa esta zona, verdadeiramente idílica.
Estes amantes da natureza recordaram algumas memórias que ainda guardam dos tempos em que eram mais novos. A todos ressalta a imagem da barca do Sr. Luís do Vau, e as suas “aventuras” para atravessar pessoas ou mesmo algumas cabeças de gado, entre as duas margens.
Se nesses tempos era necessário recorrer às fontes para manter as bebidas frescas, estes campistas tinham agora frigorifico e arcas alimentadas por geradores, que também forneciam luz para as actividades nocturnas.
Sem duvida que a gastronomia é também um dos pontos fortes destes homens, que tão boa prova deram ao apresentar vários pratos, ao longo dos três dias. Desde uma sardinhada com pimentos, ao anho assado no forno a lenha, ao frango pica no chão e ao churrasco de várias carnes, sem esquecer umas magníficas pizzas, confeccionadas no local, que fizeram as delícias de todos os convidados e amigos que se juntaram ao convívio.
Animação foi coisa que não faltou, com grandes momentos de música tradicional, com a viola de Júlio Silva sempre acompanhado por alguns cavaquinhos.
Este ano permaneceram neste acampamento de verão:
Agostinho Silva, António Francisco Teixeira, Carlos Mota, Fernando Teixeira, Francisco Costa, Franklim Soares, João Portilho, Jorge Mota, José Pires Teixeira, Mateus Barros, Orlando Silva e Raul Teixeira.
Até à construção da barragem de Fridão / Codessoso, a população vai continuando a desfrutar estas belas paisagens, nas margens do rio Tâmega.