As festas de Nossa Senhora da Saúde, na freguesia de Britelo em Celorico de Basto, ocorreram nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2013.
Já não eram realizadas desde o ano de 1950, pelo que foi com grande alegria que a população de Britelo aderiu a estas luzidias festividades junto da sua capela, recentemente remodelada.
No dia 15 de agosto, feriado nacional, decorreu uma Missa Campal também associada ao 87º aniversário dos Bombeiros Voluntários Celoricenses e celebrada pelo capelão desta corporação, Pe. José Carlos.
Recorde-se que o ponto alto das festas é a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde, durante a qual as pessoas manifestam a sua satisfação pelas graças concedidas.
O culto a Nossa Senhora da Saúde é muito importante em toda a região de Basto que culmina com a procissão em agradecimento e proteção à Virgem, tradição que agora se restabelece, após sessenta e três anos de interregno.
A Capela de Nossa Senhora da Saúde está situada no Bairro com o mesmo nome, um local que antigamente pertencera à Casa do Prado, na vila de Celorico de Basto.
Esta capela terá sido construída provavelmente no início do século XVIII, dado que já é referida nas Memórias Paroquiais de 1758.
Trata-se de uma das mais belas capelas do concelho de Celorico de Basto, com grande interesse arquitetónico e com um interior excecionalmente decorado.
Oração a Nossa Senhora da Saúde
Virgem puríssima,
que sois a Saúde dos enfermos,
o Refúgio dos pecadores,
a Consoladora dos aflitos
e a Despenseira
de todas as graças,
na minha fraqueza
e no meu desânimo
apelo, hoje,
para os tesouros
da vossa misericórdia e bondade
e atrevo-me a chamar-vos
pelo doce nome de Mãe.
Sim, ó Mãe, atendei-me
em minha enfermidade,
dai-me a saúde do corpo
para que possa cumprir
os meus deveres
com ânimo e alegria,
e com a mesma disposição
sirva o vosso Filho Jesus
e agradeça a vós,
Saúde dos enfermos.
Nossa Senhora da Saúde,
rogai por nós. Amen.